Açorda de Bacalhau – Calamares

Viajar para Porto Alegre foi uma experiência fantástica. O Sul do Brasil é um lugar maravilhoso com pessoas muito educadas e paisagens deslumbrantes. Os melhores vinhos do país são produzidos nesta região e nada melhor do que uma boa gastronomia para acompanhar.

Não é somente de churrasco que vive o gaúcho. Para provar isso Porto Alegre tem o Calamares, eleito o melhor restaurante de comida portuguesa da cidade por cinco anos consecutivos. Seu currículo aliado ao prato da boa lembrança nos levou até lá para provar um autentico bacalhau português.

Está localizado em uma casa com características portuguesas que tem uma decoração interessante e faz com que tenhamos a gostosa sensação de estar em Porto. O tão esperado prato é o Açorda de Bacalhau, um prato com uma decoração e combinação perfeitas.

Uma camada de pão de ciabatta, bacalhau desfiado com um ovo caipira por cima, acompanhado de um mix de legumes e azeitonas pretas. O ovo vem com a gema mole e não tem nada que um mineiro goste mais do que um ovo caipira com a gema mole, então o prato já caiu no nosso gosto.

Açorda de Bacalhau, do Calamares

Açorda de Bacalhau, do Calamares

Bacalhau é um prato relativamente delicado de fazer, pois como é um peixe extremamente salgado é indicado colocar o peixe de molho e trocar a água por várias vezes até o sal sair um pouco. Mesmo assim o peixe fica um pouco salgadinho, mas com as combinações do prato tudo tende a ficar harmonioso.

Infelizmente não sabemos se foi um erro do chef ou se o bacalhau português é sem sal. O prato não tinha muito gosto, estava tudo extremamente sem sal, inclusive o bacalhau que é salgado teoricamente. O Açorda de Bacalhau foi uma grande decepção. Como é que um restaurante premiado consecutivamente como o melhor português de Porto Alegre faz um bacalhau sem sabor? Minha critica não é ao restaurante e sim ao prato que nos levou de Minas Gerais até Porto Alegre.

O prato do boa lembrança: açorda de bacalhau.

O prato do boa lembrança: açorda de bacalhau.

Mesmo depois do prato decidimos provar a sobremesa, afinal os doces portugueses são maravilhosos. Pedimos um folhado de ovos moles. A sobremesa foi simplesmente a melhor coisa que nos aconteceu.

Confesso que comer somente um foi um pecado e se soubesse do desastre que seria o Açorda, teríamos comido somente o doce. Temos certeza que os prêmios do Calamares não foram em vão e que o Açorda foi uma infeliz escolha do restaurante para ser apresentado para pessoas de paladar critico como nós, os colecionadores da Boa Lembrança.


Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/comments/?ids=http://www.pratodaboalembranca.com/acorda-de-bacalhau-calamares/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 17

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 19

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wp-content/fb-comment-cache/wp_471): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 34