Arroz à Amado – Hermengarda

O restaurante Hermengarda tem seu nome em homenagem à avó do chef Guilherme Melo. Fica localizado na Rua Outono no delicioso bairro do Sion na capital mineira. Aliás, o restaurante está bem no comecinho do Sion, próximo à Savassi.

Belo Horizonte, como toda capital, foge um pouco do aconchego das cidades do interior de Minas Gerais com construções modernas, ruas largas e com muitos semáforos, trânsito intenso, e muita correria.

Mesmo assim, o restaurante Hermengarda conseguiu manter um pouco a raiz mineira do interior. Ele fica localizado em um lindo e conservado casarão da década de 40. O local não tem estacionamento, mas isso não causa nenhum transtorno, já que a rua também lembra muito o interior de Minas e foi fácil achar uma vaga para o carro, além de existir manobrista se você preferir.

Como fica localizado em uma casa, o restaurante é dividido em vários ambientes e logo na entrada já avistamos vários pratos da boa lembrança decorando o ambiente e a cozinha onde são preparados os maravilhosos pratos.

As belezas dos detalhes do Hemengarda

As belezas dos detalhes do Hemengarda

É necessário fazer reserva, principalmente nos finais de semana,pois a procura pela qualidade do restaurante é alta e você corre o risco de ficar sem desfrutar dessa experiência.  A reserva pode ser feita por telefone ou pela web site dele, o que em uma cidade grande é muito prático.

E se você for do interior, lembre-se de sair de casa com antecedência, pois o trânsito não ajuda e os garçons são britânicos. Fazem questão de dar, com muita classe, aquele puxão de orelha caso você se atrase.

O chef Guilherme Melo formou-se pelo Senac  e foi aprendiz do chef Ivo Faria do restaurante Vecchio Sogno, que é considerado o melhor restaurante de BH (mas isso é assunto para outro post) e aprendeu muito bem a arte de cozinhar.

O cardápio do Hermengarda é tão recheado de delícias variadas que fica difícil escolher o prato. Entre eles, maravilhas mineiras, como o risoto de feijão (arroz, feijão, couve e costelinha de porco, hummm!).

O chef envia para os clientes um agrado (couver) que é um caldo de abóbora extremamente suave servido em copinho de cachaça. Bem coisa de “mineirin” mesmo, né?! Uma delícia, e realmente consegue agradar a todos.

Delicioso Caldinho de Entrada

Delicioso Caldinho de Entrada

E o tão esperado prato foi o Arroz à Amado. Mesmo Minas não tendo mar o restaurante conseguiu fazer e muito bem feito um prato à base de polvo. É uma espécie de risoto de tentáculos de polvo com legumes cozidos, queijo coalho (dando um sabor irresistível), castanhas do Pará (cozidas)e leite de coco misturado a alguns pedaços de banana.

Arroz à Amado - Hemengarda

Arroz à Amado – Hemengarda

Uma mistura incrível de sabores que nos faz lembrar a Bahia de Jorge Amado, a quem o restaurante parece fazer uma homenagem com o nome do prato.

Arroz à Amado - Hemengarda

Arroz à Amado – Hemengarda

Não resistimos e pedimos uma sobremesa fantástica. Um Petit Gateau de Queijo com Figo. Aliás, não é qualquer queijo: é o queijo da serra da Canastra. Muito saboroso!

Sobremesa - Petit Gateau de Queijo com Figo

Sobremesa – Petit Gateau de Queijo com Figo

Ir ao restaurante Hermengarda é realmente fazer uma viagem nas histórias de Minas e comer o Arroz à Amado é uma experiência que vale a pena! Em Belo Horizonte, não perca!


Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/comments/?ids=http://www.pratodaboalembranca.com/arroz-a-amado-hermengarda/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 17

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 19

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wp-content/fb-comment-cache/wp_178): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 34