Beijuíndia – Beijupirá

Porto de Galinhas é uma das praias mais bonitas do Brasil e fica localizada no município de Ipojuca, pertinho de Recife (cerca de 70 km do centro). O lugar é repleto de piscinas naturais formadas pela água do mar que se prende nos arrecifes na maré baixa. Lá, é possível verificar grande variedade de lindos peixes coloridos.

Ir ao litoral sul do estado de Pernambuco e não visitar Porto de Galinhas é a mesma coisa de ir a um restaurante que faz parte da associação dos restaurantes da Boa Lembrança e não comer o prato da Boa Lembrança!

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

Durante nossa estadia a maré não estava amiga dos turistas (que ficam loucos para fazer mergulho), porque ela ficava a maior parte do dia alta. Mas tudo acaba sendo compensado com a linda vila cheia de lojinhas de um belo artesanato e as esculturas de galinhas que ficam por toda a cidade. Impossível não querer tirar uma foto com elas.

O nome “Porto de Galinhas” surgiu após 1850. Nesta época ainda existia escravidão no Brasil, mas o Imperador criou uma lei que proibia o tráfico de escravos. Mas, como é normal no Brasil, o pessoal deu um jeitinho para ignorar a lei, e continuou trazendo africanos clandestinamente. Para fugir da fiscalização do porte de Recife, os traficantes de negros desembarcavam os coitados escondidos em engradados de galinhas-d’angola, na praia que ficou conhecida como “porto de galinhas”.

E é em Porto de Galinhas que fica localizado o famoso restaurante Beijupirá. Para nós, este restaurante é histórico, pois foi lá, há alguns anos atrás que começamos nossa linda coleção dos pratos da Boa Lembrança. Chegar ao restaurante que fica localizado na vila não é tarefa fácil para quem está de carro, pois a prefeitura fechou o centro para automóveis, sendo necessário ir a pé.

Um restaurante conceituadíssimo que está expandindo suas fronteiras: já tem filial em Olinda, Maceió, Fernando de Noronha, Salvador, Praia dos Carneiros e Brasília.  Sua especialidade são frutos do mar e, como o próprio nome já diz, o peixe estrela da casa é o Beijupirá.

Chegamos ao restaurante no Domingo para o almoço e não estava cheio. A decoração é linda e te faz sentir que está mesmo em uma praia. Tem um espaço com ar condicionado, o que é muito bem vindo no calor nordestino, mas o espaço aberto é muito mais agradável. 

Interior do Restaurante Beijupirá

Interior do Restaurante Beijupirá

Beijupirá é o rei dos peixes, reza a tradição indígena. Não vive em cardumes, nem é pescado em quantidade. Diz a lenda que aquele que pesca um beijupirá deve hastear uma bandeira vermelha ou branca anunciando a honra de tê-lo pescado, saboreando-o com os amigos e dividindo assim a sua sorte.

O tão esperado prato de 2013 é o “Beijuíndia”. O principal deste prato é uma generosa posta do peixe beijupirá empanado com ervas. Ele é servido com arroz branco, este cozido com capim santo, o que dá um sabor interessante ao arroz. Junto também vem uma porção de chutney de pitanga, uma maravilha.

Beijuíndia - Beijupirá

Beijuíndia – Beijupirá

 

Como todos os pratos do restaurante, o beijuíndia é muito bonito e os pedaços de pitanga do chutney dão um charme muito especial.

Beijuíndia - Beijupirá

Beijuíndia – Beijupirá

Parabéns para Adriana Didier que conseguiu dividir a sua sorte com todos os clientes do Beijupirá.


Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/comments/?ids=http://www.pratodaboalembranca.com/beijuindia-beijupira/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 17

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 19

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wp-content/fb-comment-cache/wp_290): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 34