Bombolotti al modo mio – D’artagnan

No coração do Bairro de Lourdes, um dos mais elegantes da capital mineira, está o Dartagnan. O bar/restaurante fica em uma praça agradável, e vive lotado nas noites, principalmente aos finais de semana. Perto dele, ficam outros bares badalados.

O salão principal funciona praticamente como um barzinho-chique. Já o salão secundário tem uma luz mais amena, um balcão de metal retrô e um clima mais íntimo, onde geralmente fica quem está lá para jantar, como era o nosso caso.

Não é fácil conseguir lugar. Ano passado, mais de uma vez tentamos sem sucesso uma reversa durante o final de semana. Desta vez, reservamos numa terça-feira e deu certo: lá fomos nós em busca do nosso prato da boa lembrança.

De começo, chama a atenção a simpatia e o bom atendimento dos garçons e do maitre. Abrimos os trabalhos com um par de cervejinhas long neck e pastéis do famoso queijo minas da serra canastra, afinal estávamos nos sentindo num bar! O pastel é ótimo: o queijo forte dá o ton. A porção vem acompanhada de um chutney agridoce delicioso, de tomate e alho poró.

Porção de pastéis de queijo minas da canastra do Dartagnan: boa pedida!

Porção de pastéis de queijo minas da canastra do Dartagnan: boa pedida!

Logo depois, veio o tão aguardado prato da Boa Lembrança. O site da associação dos restaurantes da Boa Lembrança está desatualizado neste departamento. Ele ainda mostra que o prato do Dartagnan  ainda é o Coelho ao Vinho Tinto, de 2012. Mas na verdade, é o “Bombolotti al modo mio”, já de 2013.

A apresentação do prato surpreende. Ele é servido numa “panelinha” de alumínio “retrô”.

Bombolotti ao modo mio - Dartagnan

Bombolotti ao modo mio – Dartagnan

Para quem não sabe, “bombolotti” é uma das clássicas massas curtas Italianas, que ao meu ver é idêntico ao rigatoni. Na verdade, a diferença entre ele e o rigatoni, o sedani, o fusilli, o penne e o tortiglioni é muito pequena. Basicamente é somente a forma do corte a textura externa. Na roça, chamamos de “goela de pato”.

Bombolotti ao modo mio - Dartagnan

Bombolotti ao modo mio – Dartagnan

O molho rosê é maravilhoso, com pedaços pequenos de linguiça calabresa. O prato é bem apimentado, o que nos surpreende já que isso não é muito comum. Eu, que gosto de comidas mais fortes, adorei. Mas pode ser agressivo demais para pessoas com temperamento gastronômico mais leve.

O petit gateau do Dartagnan

O petit gateau do Dartagnan

De saída, pedimos um Petit Gateau de chocolate com sorvete Häagen-Dazs de creme. Só pela descrição você já deve estar pensando: “deve ser uma delícia”. E é mesmo. Dá pra saber porque é um dos restaurantes mais concorridos de BH. Não perca!


Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/comments/?ids=http://www.pratodaboalembranca.com/bombolotti-al-modo-mio-dartagnan/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 17

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 19

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wp-content/fb-comment-cache/wp_233): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 34