Carne de Sol sobre Baião de Dois – Picuí

Hoje vamos contar uma de nossas experiências em Maceió, que é a capital Alagoana e a terceira maior capital nordestina. Maceió recebe todos os anos milhares de turistas que vão atrás de sol, praia, água de coco gelada e muita carne seca.

Como vocês já sabem, achamos a gastronomia nordestina simplesmente maravilhosa. Dá água na boca só de pensar em tantas maravilhas tais como charque, carne de sol com nata, queijo coalho, manteiga da garrafa… E foi atrás dessa gastronomia que fomos parar no restaurante “Picuí”.

Picuí é o nome de um pequeno município do estado da Paraíba e é de lá que os fundadores do restaurante vieram e trouxeram para Maceió a tradição da carne de sol paraibana. O restaurante fica localizado de frente para o mar no bairro de Jaraguá. Atualmente é comandado pelo famoso chef Anderson Medeiros, filhos dos fundadores, e já conta com uma filial em Aracajú. Anderson é uma celebridade local, tendo um programa de culinário muito assistido em Alagoas.

O restaurante fica em uma casa muito bem localizada e com uma gostosa varanda que contorna a casa com mesas. Dentro, o ambiente conta com ar condicionado (o que em Maceió é indispensável para sobrevivência dos pobres mortais). Todo o ambiente é muito bem decorado e ficam à mostra muitas matérias e prêmios do restaurante.

Fachada do Restaurante Picuí

Fachada do Restaurante Picuí

No banheiro, há uma televisão onde passa o programa de TV onde o chef Anderson Medeiros faz suas receitas. O atendimento é nota mil e o restaurante tem uma loja de conveniências que vende a pimenta “mais ardida do mundo”. Eu não pude perder a oportunidade de experimentar e comprovei a sua eficácia.

Já tínhamos ido lá uma vez e pedimos uma entrada maravilhosa. Desta vez, não pensamos duas vezes e pedimos novamente o queijo coalho flambado maravilhoso. Além de muito gostoso e agridoce, o prato também é uma atração à parte, porque o garçom faz a flambagem com maçarico na própria mesa do cliente.

Queijo coalho flambado na própria mesa do cliente

Queijo coalho flambado na própria mesa do cliente

Além do maravilhoso queijo coalho o que nos levou a voltar ao Picuí foi o prato da Boa Lembrança: Carne de Sol sobre Baião de Dois. Carne de sol é o carro chef da casa, então não podia faltar essa iguaria no prato da boa lembrança.

Carne de Sol com Baião de Dois - Picuí

Carne de Sol com Baião de Dois – Picuí

No prato, a carne de sol é cortada em pedaços tipo tornedor e é muito saborosa e com marcante presença da manteiga de garrafa e servido com cubos de queijo coalho derretido. Toda essa obra de arte é acompanhada de um maravilhoso baião de dois tipicamente nordestino. É de comer rezando. Como todos os pratos do Picuí, serve duas pessoas, apesar de ser oficialmente um prato individual.

Carne de Sol sobre Baião de Dois - Picuí

Carne de Sol sobre Baião de Dois – Picuí

Todos os pratos são lindamente decorados com uma plaquinha que leva o símbolo do restaurante, deixando o prato muito mais caprichado.  Se você for a Maceió tem o dever de conhecer o restaurante do Picuí!


Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/comments/?ids=http://www.pratodaboalembranca.com/carne-de-sol-sobre-baiao-de-dois-picui/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 17

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 19

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wp-content/fb-comment-cache/wp_341): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 34