Entrecôte do Barão – Esch Café Leblon

Hoje é um dia especial de nosso blog! Vamos ter o post de estréia da nossa nova colaboradora, Liz Liberato. Assim como nós, ela é fã da culinária brasileira e de seus restaurantes, ávida colecionadora dos pratos da Boa Lembrança. Ela vai escrever com a gente. Se você também é assim e quer ser nosso colaborador, escreva para nós em: http://pratodaboalembranca.com/contato/

Então, vamos lá:

Por Liz Liberato.

Viajar ao Rio é sempre uma festa: paisagens lindas, praias famosas, shows, teatros, alta gastronomia e, se você for um ávido colecionador de pratos da Boa Lembrança, estará no céu. É que a capital fluminense é uma das cidades com mais restaurantes associados, num total de dez.

A missão da vez era conseguir o novo pratinho do Esch Café Leblon, o Entrecôte do Barão.  Embora o restaurante seja muito bonito, decorado ao estilo de New Orleans; localizado no coração do Leblon e sempre sirva pratos deliciosos, a missão me deixava apreensiva. É que o Esch, além de restaurante é, antes de tudo, uma charutaria (já observaram que todas as cerâmicas têm um desenho de um bicho fumando?).

Os charutos do Esch Café Leblon

Os charutos do Esch Café Leblon

Ostentando o selo do Governo cubano – a casa do habano – que garante a autenticidade dos famosos charutos da ilha de Fidel, o local reúne apreciadores de tabaco, que ali se encontram para beber, comer e fumar seus cigarros, cachimbos e charutos sem que ninguém possa reclamar. Portanto, se você, assim como eu, não é fã daquela fumaça toda, pode estar em maus lençóis, uma vez que o restaurante é fechado, não conta com varanda e nem, por óbvio, com área de não fumantes.

Esch Café Leblon

Esch Café Leblon

Porém, colecionador que é colecionador não se detém por qualquer obstáculo. Então, depois de algumas visitas ao local, seguem dicas que podem amenizar a situação:

1-      Prefira o almoço ao jantar, pois o restaurante está mais vazio;

2-      Procure chegar o mais cedo possível (por volta de meio-dia) porque além de encontrar menos fumantes, você terá a oportunidade de ficar em uma das três pequenas mesas localizadas ao lado da entrada. Ali existem janelas que estão sempre abertas e ajudam a dissipar a fumaça;

3-      Separe uma roupa somente para ir ao restaurante. Ai sair de lá, você estará empregnado com o cheiro do tabaco.

Mas vamos ao que interessa: o prato. Mais uma vez a culinária do Esch Café não decepcionou. O entrecôte Black Angus grelhado com molho rôti, além de generoso, é muito saboroso e suculento. Acompanhado de espaguete de legumes (legumes cortados em formato de espaguete) e batata rústica (batata em gomos, assada com alecrim, sal e pimenta) ficou perfeito!

Entrecôte do Barão - Esch Café Leblon

Entrecôte do Barão – Esch Café Leblon

Para finalizar com chave de ouro, peça o tradicional brownie com sorvete. Ele vem nadando em uma farta calda de chocolate quente. Delícia!!

Entrecôte do Barão - Esch Café Leblon

Entrecôte do Barão – Esch Café Leblon

Saindo dali, aproveite a brisa do mar e respire fundo, tome um bom banho e parta em busca de novos pratinhos.