Km Zero – Zé Maria

Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro que pertence ao Estado de Pernambuco. São 26 km de formações rochosas, ilhas e ilhotas de formação vulcânica. Uma maravilha que pertence a nós, brasileiros.

Embora a ilha tenha 26 km de extensão, somente uma pequena parte é habitada por uma pequena vila onde se encontram pequenas pousadas, agências de turismo local e muitos restaurantes. A ilha é limitada pelas leis brasileiras, não pode ter grandes hotéis, muitos turistas, etc. E só tem um banco e um posto de gasolina, entre outras coisas. Mas na gastronomia, não se pode reclamar. É possível passar 4 dias na ilha comendo em restaurantes de alto nível sem repetir nenhum.

Umas das maiores e melhores pousadas de Fernando de Noronha é a do Zé Maria. E é lá que fica localizado o restaurante que faz parte da Associação da Boa Lembrança. Um restaurante muito bonito e rústico-chic, o que combina com a beleza paradisíaca da ilha. Logo na entrada já expõe as lindas louças da associação.

O atendimento é nota mil, o que destoa da maioria dos restantes da ilha. Algumas mesas ficam localizadas em uma varanda que tem o privilégio de avistar as belezas naturais e o almoço se torna mais agradável com a bela visão do Morro do Pico, cartão postal da ilha.

Pitanga colhida na hora para fazer a caipirinha

Pitanga colhida na hora para fazer a caipirinha

O cardápio é outra atração do restaurante, é lindo e com pratos maravilhosos. Logo fomos informados pelo gentil garçom sobre as caipirinhas de fruta da época. A indicação foi a de pitanga. A fruta é de produção própria e colhida na hora, deliciosa.

O lindo cardápio do restaurante Zé Maria

O lindo cardápio do restaurante Zé Maria

O prato da vez foi o KM Zero: duas generosas postas do peixe “cavala”, muito comum na ilha. A carne é branca, não tem nenhum espinho e é muito saborosa. Acompanha cubos de jerimum, chips de macaxeira, chutney de pimenta, crisp de rúcula e purê de banana.

Prato do Boa Lembrança Km zero - Zé Maria

Prato do Boa Lembrança Km zero – Zé Maria

Um prato muito bonito, mas a combinação não estava a altura da decoração. O peixe sem dúvida é maravilhoso e tinha uma farofa deliciosa por cima, dava um crocante muito gostoso. Todos os ingredientes são obtidos localmente, o que deixa feliz os adeptos do “local food”.

Os cubos de jerimum e os chips de macaxeira eram mais bonitos do que saborosos. O purê de banana foi sensacional.  Está longe de ser um prato ruim, mas se fosse somente o purê com o peixe (dispensando o chips de mandioca), faria mais sucesso.

Prato da boa lembrança: KM 0

Prato da boa lembrança: KM 0

Isso não tirou o glamour do restaurante. Continuo achando que é uma dos melhores de Fernando de Noronha e ficou um gostinho de quero mais! Pena que nossa estadia no Caribe brasileiro foi curta.

Um ponto interessante: a cada venda deste prato o restaurante doa R$ 1,98 para a manutenção de uma horta da creche da vila. Legal, não? Pode apostar: Zé Maria é ótimo e voltaremos sempre que pudermos.


Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/comments/?ids=http://www.pratodaboalembranca.com/km-zero-ze-maria/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 17

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 19

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wp-content/fb-comment-cache/wp_461): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 34