Menu Desgustação – Kitanda Brasil

Minas Gerais é o Estado que mais têm maravilhas no Brasil, seja por suas deslumbrantes montanhas, suas estradinhas cheias de curvas, nossas lindas cidades históricas ou simplesmente por nossa gastronomia.

Tenho grande afeição por viagens gastronômicas e por isso posso dizer que conheço quase toda culinária brasileira (a melhor do mundo!), mas a mineira é sem dúvida minha grande paixão.

Tutu de feijão, canjiquinha, rabada, pé de porco, couve, farofa, costelinha de porco, torresmo, ovo caipira, pão de queijo, bolo de fubá, doce de leite, doce de abobora… Ai meu Deus, só de escrever dá água na boca. Tenho muita pena daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de provar dessas maravilhas, e quem ousar dizer que não gosta da comida mineira, é porque não tem amor à vida.

Como colecionadora do prato da Boa Lembrança sempre tento ir quando tem pelo menos um restaurante associado. Isso é uma das coisas que me leva muitas vezes à Tiradentes, uma linda cidade histórica de Minas Gerais. Lá você encontra os mais lindos móveis de madeira, artesanatos em linho, pedra, barro e muitos botecos de fazer qualquer mortal sair da dieta. Em uma dessas minhas visitas, fiz um curso rápido de fabricações de queijos, onde conheci uma chef que me deixou curiosa para conhecer a sua comida no “Kitanda Brasil”.

Logo reservei, pelo Facebook, com a própria chef, Tanea Romão, um almoço no estabelecimento.

Interior do restaurante Kitanda Brasil, em Tiradentes, MG.

Interior do restaurante Kitanda Brasil, em Tiradentes, MG.

Localizado em uma rua perto do centro histórico, tem muito fácil acesso. Fica em uma casa que dá a sensação de estar entrando em uma daquelas “casinhas de roça”. Do salão dá para ver a cozinha movimentada e como é preparado com carinho cada prato.

A chef dá uma aula de resgate da culinária tradicional no Brasil e com muito carinho explica cada prato servido. Fizemos o Menu Degustação.

Foi tanta maravilha servida que decidi falar de todos os pratos detalhadamente, só para deixar vocês com vontade.

Mineiro não dispensa uma boa cachaça e a Tanea sabe usar muito bem essa iguaria fazendo deliciosas e inusitadas caipirinhas.

Caipirinhas do Kitanda Brasil

Caipirinhas do Kitanda Brasil

A quem ache que a boa caipirinha é só a de limão, espere até provar a de banana, mel e pimenta! Tem também a de uva, alfazema e limão; a de tomate cereja, manjericão e limão; e a de mexerica, limão e pimenta rosa.  Sabores deliciosos, que combinados se tornam irresistíveis!

O primeiro prato foi um pãozinho de iogurte, para saborear com manteigas temperadas de café, hibisco e abacaxi com pimenta. Seguindo veio uma tapioca tradicional, ou seja de manteiga. Não precisamos rechear a tapioca com dois, três recheios diferentes para que ela fique saborosa.

Pão de Iogurte do Kitanda Brasil

Pão de Iogurte do Kitanda Brasil

Conhecemos também uma versão do pastel paulista: uma deliciosa massa fina aberta com recheio de queijo canastra, tomate e geleia de pimenta.

Se você acha que sopa é coisa de inverno e quanto mais quentinha melhor, está enganado. Foi-nos servido em uma xícara de ferro uma deliciosa sopa fria de beterraba com requeijão. Depois de tantas delicias ainda fui surpreendida com um biscoitinho de polvilho recheado com queijo canastra e geleia de café. Ainda me pego pensando nesse biscoitinho!

Já está cheio? Essas foram somente as entradas. O prato principal foi um delicioso feijão branco temperado com carne, arroz branco, costelinha de porco com molho de laranja sob uma caminha de mamão verde. Dá para acreditar nesse prato? Não posso me esquecer da deliciosa pimentinha cumari, arde até pensamento.

O segundo prato foi dobradinha. Eu que tenho receio de dobradinha achei muito saboroso e extremamente bem feito.

A sobremesa foi interessante: sopa de queijo com doce de leite e laranja e raspas de limão.

Sopa de queijo com doce de leite e laranja e raspas de limão - Kitanda Brasil

Sopa de queijo com doce de leite e laranja e raspas de limão – Kitanda Brasil

No final, você pode comprar o queijo, as geleias e muitos temperos na vendinha do restaurante.

Parabéns, Tanea Romão! O Kitanda Brasil é uma fantástica experiência gastronômica.

Deixo aqui duas solicitações: Uma para que a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança coloquem urgente o Kitanda Brasil na associação e dê esse prazer para os seus colecionadores. A outra é para que a Tanea Romão aumente a porção do biscoitinho de polvilho, ele é sem dúvida o melhor que já comi na minha vida. Queria trazer um saquinho cheio deles para o Sul de Minas.


Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/comments/?ids=http://www.pratodaboalembranca.com/menu-desgustacao-kitanda-brasil/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 17

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 19

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wp-content/fb-comment-cache/wp_475): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wp-content/plugins/facebook-like-and-comment/comments.php on line 34